Os jovens brasileiros do sexo masculino que completam 18 anos em 2016 podem realizar o Alistamento Militar obrigatório por meio da internet até o dia 30 de Junho. O benefício está disponível apenas para os moradores do Estado do Paraná, Santa Catarina, Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Sergipe e Amapá. Sem o Certificado de Alistamento Militar (CAM), não é possível obter documentos como passaporte, carteira de trabalho, se inscrever em uma universidade ou assumir uma vaga no serviço público.
O alistamento online permite que o próprio jovem realize o preenchimento dos dados. De acordo com o João Groff, da Junta de Serviço Militar (JSM) do Município de Mercedes, com isso, o tempo de permanência e frequência na Junta de Serviço Militar (JSM) será menor. “A nova medida proporciona economia de recursos e de tempo, maior comodidade, possibilitando o acesso via computadores e outros dispositivos móveis”, afirma.
Para realizar o alistamento online, o jovem deverá acessar o endereço www.alistamento.eb.mil.br. Segundo João é necessário que o jovem tenha em mãos o Cadastro de Pessoa Física (CPF), Certidão de Nascimento ou o Registro Geral (RG). “Por esse mesmo site o jovem deve realizar a consulta esse para saber se prosseguirá no processo seletivo para o Serviço Militar ou se será dispensado e incluído no excesso de contingente”, explica.
A Junta de Serviço Militar é um órgão de responsabilidade do Município. Caso o cidadão tenha alguma dificuldade de acesso à internet, ele poderá comparecer a Prefeitura na Rua Dr. Osvaldo Cruz, 555, centro, de segunda a sexta-feira das 08h às 12h e das 13h30 às 17h30.