No Município de Mercedes existem vagas de estacionamento reservadas exclusivamente para idosos, pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção. Nesses locais o uso da credencial é obrigatório. Utilizar a vaga sem a permissão é considerada infração de natureza grave, punida com cinco pontos na carteira de habilitação e R$ 127,69 de multa. Para quem necessita e ainda não possui o documento, o cadastramento e emissão do cartão podem ser realizados no Departamento de Trânsito (DETRAN), prédio da Prefeitura de segunda a sexta das 08h às 12h e 13h30 às 17h30.
De acordo com o João Groff, do Setor de Trânsito, o documento é emitido para condutores idosos moradores de Mercedes, com idade igual ou superior a 60 anos. “É necessário apresentar os documentos oficiais (RG, CPF e CNH), comprovante de residência no Município (conta recente de energia elétrica, água, telefone fixo) em nome do solicitante e o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV)” afirma.
A credencial pode ser utilizada pelo titular ou com o titular em todo o território nacional, também em locais privados como: shoppings, supermercados e bancos. Segundo João, ao estacionar na vaga especial, o motorista deve deixar o cartão sobre o painel de forma visível e com a frente voltada para cima. “O respeito às vagas destinadas a idosos, gestantes e pessoas com necessidades especiais é uma questão de consciência dos pedestres, passageiros e motoristas", comenta.