Mobilidade, acessibilidade e qualidade de vida, esses são os principais objetivos do projeto de revitalização da Avenida João XXIII, em Mercedes. A obra que está em fase inicial, contemplou a retirada das árvores, e nessa semana os novos postes de distribuição da rede elétrica vão ser instalados. A segunda fase da revitalização consiste pela abertura da licitação de execução final da obra, sendo que, a documentação necessária está sendo elaborada e deverá ser finalizada nos próximos dias. A obra está estimada no valor de R$1.796.718,38, sendo que R$ 1.500.000,00 será proveniente de um financiamento estadual e o restante de contrapartida própria do Município.
Obra necessária para o Município, a revitalização irá trazer inúmeros benefícios, dentre elas, o embelezamento da avenida, incentivo ao comércio, seguranças dos pedestres, ciclistas e motoristas. De acordo com o Vice-Prefeito e Secretário de Viação, Obras e Serviços Urbanos Vilson Martins, durante a execução do projeto podem ocorrer alguns transtornos. “Por se tratar de uma obra de grande proporção, e, interferir diretamente na malha urbana, sofrendo interferência na rede elétrica com o deslocamento dos postes, a população deve cuidar ao transitar no entorno desses locais”, comenta.
Leis ambientais
Segundo Vilson, a equipe técnica do Município realizou um levantamento in loco qualificando e quantificando cada individuo arbóreo, posteriormente desenvolvendo o inventário quer foi encaminhado para aprovação em Audiência Pública e pelos órgãos competentes. “A execução do projeto paisagístico, referente à revitalização, foi aprovado pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), sendo que é obrigatório o Município seguir todas as normas e obrigações legais para obter o financiamento estadual. Com o estudo realizado constatou-se que a grande maioria das árvores existentes são incompatíveis com o entorno, gerando conflitos com a rede elétrica, edificações e passeio público”, ressalta. De acordo com o projeto, as árvores vão ser substituídas por novas espécies mais adequadas ao ambiente.
A revitalização
Com o crescimento do Município, a revitalização da Avenida João XXIII tornou-se necessária. Dentre as necessidades está à adequação do passeio público de acordo com as Normas de Acessibilidade, como a colocação de rampas de acessibilidade e piso tátil, por exemplo. O novo projeto de revitalização irá beneficiar prioritariamente a acessibilidade para os pedestres, no entanto, os motoristas e o comércio também vão ser beneficiados com a criação de novas vagas de estacionamento de forma lateral, além da iluminação pública, que será substituída por lâmpadas de LED, reduzindo o consumo de energia elétrica. “Outro fator, são as galerias pluviais. Em seis quadras elas não existem, ocasionando transtornos e prejuízos com as chuvas, o que reforça a necessidade e obrigatoriedade de execução da obra”, finaliza Vilson. Além disso, todas as calçadas vão ser refeitas com pavimentação em paver e a avenida passará por um recape asfáltico de cinco centímetros.