A ideia é conscientizar a população sobre a importância de combater e eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti, que transmite a Dengue, Chikungunya e Zika Vírus. Por esse motivo, o próximo sábado (09), é o dia Estadual de Mobilização contra a Dengue (Lei Estadual 17.675/2013).
Em frente à situação de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) decretada pelo Ministério da Saúde em 12 de novembro de 2015, a Secretaria de Saúde de Município de Mercedes solicita o apoio de toda população para enfrentar e combater o mosquito Aedes Aegypti.
De acordo com o Secretário de Saúde, Marcelo Eduardo Eninger, a melhor atitude para impedir que o número de casos aumente é combater os focos de acúmulo de água. “Com o grave risco representado pelas doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti, especialmente, a Dengue, Chinkungunya e Zika, inclusive a relação desta última com casos de microcefalia em bebês, aproveitamos este dia para conscientizar a população sobre os cuidados com os possíveis focos do mosquito nas residências e ao redor delas”, afirma.
O combate ao mosquito precisa ser diário e contínuo e deve ser maior nos locais propícios para a criação e reprodução do mosquito transmissor da dengue, principalmente:
- Encher os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda;
- Colocar o lixo em sacos plásticos e manter a lixeira sempre bem fechada;
- Manter bem tampados as caixas, tonéis e barris de água;
- Lavar com frequência, com água e sabão, os recipientes utilizados para guardar água;
- Os pneus devem estar em locais cobertos, protegidos da chuva;
- Limpar as calhas com frequência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água;
- Não jogar o lixo em terrenos baldios;
- Manter garrafas de vidro ou plástico sempre a boca para baixo;