A principal via do Município de Mercedes irá passar por uma grande transformação, isso porque a primeira etapa da revitalização da Avenida João XXIII teve início nesta semana. Dentre as primeiras ações desenvolvidas estão à retirada das árvores e posteriormente a mudança de local dos postes de energia. A obra está estimada no valor de 1.796.718,38, sendo que R$ 1.500.000,00 será proveniente de um financiamento estadual e o restante de contrapartida própria do Município.
O Anteprojeto referente à revitalização da Avenida João XXIII, desenvolvido em parceria com a Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP), foi aprovado durante Audiência Pública realizada em maio de 2015. De acordo com o projeto, as árvores vão ser substituídas por espécies mais adequadas, sendo que a retirada das atuais possui licença emitida pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP). A obra irá contemplar também a construção de galerias pluviais em ambas as laterais da Avenida, de um cruzamento elevado no encontro das Avenidas João XXIII e Mario Totta e a construção de duas travessias elevadas.
Conforme o projeto, onde se encontra o canteiro central será instalada a ciclovia e a iluminação com super postes de lâmpadas de Led. “Todas as calçadas vão ser refeitas com pavimentação em paver, rampas de acessibilidade e piso tátil, e a avenida passará por um recape asfáltico, proporcionando mais segurança para as pessoas que circulam pelo local. Os estacionamentos que estão na parte central da avenida, serão repassados para a parte lateral em forma paralela, beneficiando também o comércio com a criação de novas vagas de estacionamento”, explica a Prefeita Cleci Loffi.