A Secretaria de Saúde do Município de Mercedes encerrou na última segunda-feira (07), os trabalhos com os grupos de fumantes “Eu Escolhi Viver”. Neste ano, as atividades foram realizadas com quatros grupos, no total, 30 participantes. Com o auxilio de profissionais capacitados, 80% destes conseguiram parar de fumar. Durante o encontro final, a mensagem destinada aos integrantes foi realizada pelo Pastor Fredi.
Segundo a Psicóloga Silvana dos Santos, o Programa de Tratamento e Controle do Tabagismo foi implantado no ano passado. “São mais de 12 meses de acompanhamento com reuniões semanais onde cada um expõe suas dificuldades e conquistas. Como coordenadora percebi que parar de fumar sempre vale a pena em qualquer momento da vida, é gratificante trabalhar com estas pessoas que mostram muita força de vontade para deixar o vicio” argumenta.
Atualmente o tabagismo tem representado uma questão de saúde pública que atinge milhões de cidadãos no Brasil e no mundo. De acordo com a Silvana, o tratamento e a formação de grupos são fatores essenciais para que os participantes consigam se livrar do vício do cigarro. “O tratamento antitabagismo se inicia por meio de serviço de acolhimento, orientações, terapias comportamentais em grupo, práticas integrativas, promoção de hábitos saudáveis e medicação”, afirma.
Silvana relatou que no encontro de encerramento foi apresentado um histórico de cada participante e grande maioria deles começou a fumar ainda muito jovem, antes mesmo dos 15 anos. “Os abstinentes fizeram questão de expressar sua opinião e emocionados falaram da importância do programa e como ele veio a ajudar para deixar o vício. Os depoimentos foram unânimes destacando que depois de deixar de fumar são pessoas bem diferentes do que eram anteriormente”, comenta.
No último encontro deste ano, os pacientes que deixaram de fumar comentaram com os colegas as melhoras tanto quanto as dificuldades que estão tendo na etapa inicial da vida sem cigarro. “Além disso, os integrantes do grupo que conseguiram abandonar o tabaco receberam uma xícara como lembrança e reconhecimento pelo esforço. A Secretaria da Saúde de Mercedes e os coordenadores parabenizam os participantes do grupo e lembra que no próximo ano iniciará um novo grupo e caso alguém tenha interesse em participar, deverá procurar uma das unidades de saúde do Município”, ressalta a Psicóloga Silvana.