Para realizar o início das atividades, a equipe de multiprofissionais da Academia da Saúde do Município de Mercedes optou em atender aos pacientes que participam dos grupos de gestantes, idosos, hipertensos, diabéticos, depressivos, obesos e tabagistas. Atualmente a unidade atende 70 pessoas, que participam das atividades disponibilizadas pela Secretaria de Saúde na academia, como Yoga, Pilates e demais exercícios físicos utilizando aparelhos de musculação.
O objetivo da equipe de profissionais é realizar a diminuição do uso de alguns tipos de medicamentos pelos pacientes hipertensos, diabéticos e depressivos. O pescador Soni Bradfich relata como a vida dele está mudando depois que ele iniciou as atividades na academia da saúde. “Só tenho a agradecer a Secretaria de Saúde pela iniciativa de disponibilizar este serviço, iniciar as atividades de Yoga foi de grande valia, proporcionando relaxamento, alívio de dores e tensões”, afirma.
A Odete de Fátima Bradfich, paciente do projeto, é uma das que faz questão de usar o espaço. “A visão que eu tinha das aulas de Yoga eram totalmente diferentes, hoje eu sei por que eu carregava tanto peso, dores, tensões. Com o apoio e as orientações da professora aprendemos a lidar, enfrentar e resolver situações pendentes em nossas vidas”, afirma.
Segundo a Agricultora Anilda Eger Ern, depois que ela passou a participar das aulas sentiu inúmeros benefícios. “Melhora nas dores de coluna, dores articulares e a autoestima, anos de fisioterapia não me proporcionaram tantos benefícios como estas poucas aulas de Yoga que fiz até então” ressalta. “Estou gostando muito das aulas, me trazem paz, alívio de dores e reflexão”, afirma a paciente Marlene M. Berri.
O objetivo da academia é contribuir para a promoção da saúde da população a partir da infraestrutura e profissionais qualificados para a orientação das atividades físicas. "Sentia muita dor nas pernas, fazia uso de medicação para circulação, hoje com orientação da nutricionista e do educador físico na Academia da Saúde consegui eliminar nove quilos, minhas dores diminuíram e não preciso mais fazer uso da medicação", comenta a paciente Marcia Peiter.