No cultivo dos alimentos orgânicos são utilizados apenas adubos naturais para combater as pragas e realizar a fertilização a plantação. Agrotóxicos, fertilizantes químicos, sementes transgênicas, hormônios de crescimento não são usados nesta forma de plantio. A produção orgânica auxilia na preservação de pássaros, insetos e animais.
As técnicas utilizadas para a produção de produtos orgânicos procuram respeitar o meio ambiente, evitando a contaminação da água, do solo e vegetação. De acordo com o Coordenador do Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (CAPA) Vilmar Saar, o cultivo dos alimentos orgânicos preza pela a qualidade do produto e a saúde dos consumidores. “Por esse motivo que não a necessidade de os pais se preocuparem ao dar um alimento orgânico para as crianças consumirem, por exemplo, porque não vai haver contaminação com agrotóxicos. Nós defendemos a produção e o consumo dos alimentos, incentivamos as pessoas a cada vez mais estarem consumindo produtos naturais e da nossa região, porque os benefícios são para todos.” afirma.
A agricultura orgânica promove melhorias da vida no campo, principalmente nas questões socioeconômicas das comunidades rurais. Isso ocorre porque o cultivo orgânico necessita de mais mão de obra, quando comparada ao cultivo tradicional, gerando mais emprego e renda a população do interior.
Frutas, legumes, verduras e hortaliças são alguns exemplos de alimentos produzidos pelos sete agricultores orgânicos do Município de Mercedes. De acordo com o Secretário de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente Alberto Schumacher, por meio da Secretaria os agricultores dispõem de auxílio à hortifruticultura, adubo orgânico e acesso a feira livre. “Nosso objetivo é apoiar constantemente os agricultores orgânicos. Esse trabalho é fundamental para o desenvolvimento econômico dos produtores de Mercedes, além de melhorar a qualidade e quantidade dos alimentos que são produzidos por meio do respeito aos princípios da sustentabilidade e ao meio ambiente”, afirma.
Os alimentos orgânicos são produzidos em menor quantidade, isso explica o fato de eles serem mais caros. O tempo também é outro fator importante, porque a colheita desses alimentos é mais demorada que o plantio convencional com produtos químicos, que agilizam o crescimento. Dessa forma, introduzir os produtos orgânicos na alimentação diminui a possibilidade de danos à saúde e os impactos causados a natureza.