A Secretaria Municipal de Saúde de Mercedes, por meio da Vigilância Epidemiológica, faz um alerta para o combate a Dengue no Município. Todo cuidado fundamental para evitar a doença, porque é no período de chuvas e calor que ocorre a proliferação do mosquito causador da doença, o Aedes aegypti. O alerta é necessário para que toda a população possa colaborar com algumas ações que evitam a proliferação, como eliminar os possíveis focos em suas residências.
De acordo com a Enfermeira Arlete Martins, apesar de todas as orientações, placas e informes, boa parte da população não se preocupa com os riscos que a Dengue causa para todos. “Em visita ao cemitério Municipal encontramos vários vasos jogados no lado de fora do muro, cheios de água e com larvas, pacotes de arranjos de flores jogados ao vento. Muitos desses materiais são lançados no meio da mata, ao redor do cemitério, onde a proliferação do mosquito de expande de uma forma muito rápida e sem controle. Tivemos a colaboração de uma floricultura que deixou livre o fundo do vaso, evitando acúmulo de água, servindo de exemplo e reforçando a importância desta ação. Parabéns ao proprietário que teve esta iniciativa”, afirma.
A Secretaria de Saúde de Mercedes tem uma grande preocupação em razão do intenso calor aliado as chuvas e o registro recente da circulação do Zika Vírus no Município de São Miguel do Iguaçu. E ao número elevado de casos positivos de Dengue em 2015 e a entrada de casos importados de Febre Chikungunya no Estado do Paraná, sendo estas doenças também transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti. “Precisamos redobrar os cuidados e a colaboração de toda a população é fundamental. Para acabar com o mosquito precisamos apenas eliminar de maneira eficaz os criadouros de larvas”, comenta Arlete.