Atualmente, vive-se em um ambiente onde a natureza é profundamente agredida. Toneladas de matérias-primas, provenientes dos mais diferentes lugares do planeta, são industrializadas e consumidas gerando dejetos e resíduos, chamados de lixo. Os quais podem ser reciclados e parcialmente utilizados, gerando, entre outros benefícios, proteção à saúde pública e economia de energia e recursos naturais.
Pensando nisso a Diretora Jakeline Zanelato da Escola José de Alencar de Três Irmãs e a Diretora Aline B. Schneider da Escola Caetano Munhoz da Rocha do Arroio Guaçu, em parceria com professores, funcionários, pais e alunos, desenvolveram no decorrer deste ano o Projeto Educação Financeira. “Diante desse contexto acreditamos que a escola tenha um papel relevante no que diz respeito a desenvolver o senso critico dos alunos. Propomos com esse projeto, trabalhar com atitudes e formação de valores, buscando sensibilizar os alunos com a importância da reciclagem e reutilização a fim de diminuir o acúmulo de lixo, como também poupar a natureza da extração inesgotável de recursos. Conhecer as formas de fazer com que a separação de lixo seja valorizada nas escolas”, afirmam.
O projeto foi implantado pela Secretaria de Educação e Cultura, em parceria com a Itaipu Binacional e a Empresa Equilíbrio Financeiro. Durante a parceria o projeto trouxe formação continuada para os professores e atividades relacionadas a educação financeira para os alunos. Além de palestras para os pais, com métodos de sabedorias e soluções para a sua vida financeira, entre como gastar e poupar.
Ambas as escolas desenvolveram o “Projeto Lixo Reciclado”, o qual foi trabalhado, além de atividades curriculares, a questão da reciclagem e a confecção de cofrinhos para os alunos. Nos meses de setembro e outubro o projeto recolheu e realizou a venda de lixo (papel, papelão, vidro, ferro e alumínio), o lucro foi revertido em presentes para o Dia das Crianças (12 de Outubro). Entre os alunos também foi realizado um concurso com premiação para os que mais levaram lixo.