A Secretaria de Saúde de Mercedes em parceria com o Comitê de Saúde Mental irá realizar uma palestra amanhã (27), às 20h na Casa da Cultura. O tema do encontro será "A Comunicação da Família Atual foi Afetada pela Interferência da Modernização?", em comemoração ao Dia Mundial da Saúde Mental, celebrado em 10 de outubro.
Este dia visa chamar a atenção da população do Município Mercedes para a questão da saúde mental e identificá-la como uma causa comum a todos os cidadãos. A campanha deste ano pretende conscientizar os profissionais de saúde e a população sobre a importância de ter uma qualidade de vida, do diálogo em família e no dia a dia.
Aumento nos casos de depressão
De acordo com a Psicóloga e Coordenadora do Comitê de Saúde Mental Silvana dos Santos, as perturbações de natureza mental estão a crescer e os distúrbios mentais, independentemente da sua gravidade, são uma das principais doenças incapacitantes do século XXI. “A depressão é uma doença que atinge mais de 300 milhões de pessoas em todo o mundo. E apesar de ser um distúrbio conhecido ainda existe muito preconceito na hora de buscar ajuda”, afirma.
Segundo a Psicóloga Silvana, que atua também na Unidade de Saúde de Mercedes, esse mal que faz a alegria da vida desaparecer, atinge cerca de 11 milhões brasileiros de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e pode começar com um acúmulo de stress, por exemplo. “Todo mundo tem problema, mas a depressão assusta. Por isso, quem nunca enfrentou um período depressivo na vida fica aliviado”, comenta,
De acordo com Silvana, a depressão é apenas um dos inúmeros problemas de saúde mental. “Pacientes que chegam aqui depois de vários anos de sofrimento, porque tinham medo de procurar ajuda. Então precisa tirar esse conceito, o maior desafio da saúde mental é fazer com que as pessoas falem (parar com o silêncio). O silêncio é autodestrutivo. O silêncio sorri enquanto você sofre”, finaliza.