Se outubro é o mês prevenção do câncer de mama, representado pela cor rosa, e Agosto é pela prevenção de doenças masculinas, com a cor azul, o Setembro Amarelo é um movimento mundial para conscientizar a população sobre a realidade do suicídio e mostrar que existe prevenção em mais de 90% dos casos.
Isolamento e solidão são causas de suicídio, mas buscar ajuda é importante para evitá-lo. Para enfrentar o tabu em torno do assunto – e a brutal desinformação que agrava as estatísticas – celebrou-se no dia 10 de setembro, o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.
Para dar ainda mais visibilidade a esse grito de alerta em favor da vida, a Associação Internacional pela Prevenção do Suicídio (IASP) lançou o movimento Setembro Amarelo, que tenta associar esta cor à causa da prevenção do autoextermínio.
De acordo com a Psicóloga Silvana Santos, a ideia durante todo esse mês é pintar, colocar laços e estampar a cor amarela por diversos lugares para conscientizar a população. “Para colaborar, qualquer pessoa pode iluminar ou identificar a fachada de uma casa ou prédio, promover decoração com balões, fitas ou panos amarelos, caminhadas com camisetas amarelas ou outras ações que impactem as pessoas a cerca desse tema”, afirma.