Ninguém gosta de ficar doente o tempo todo. Com a imunidade baixa, ficamos mais suscetíveis a gripes, resfriados, infecções e doenças em geral, por isso é importante dedicar esforços para fortalecer o sistema imunológico. Nesta última quinta-feira dia 20 de agosto aconteceu o encontro do grupo de apoio aos pacientes que passaram ou estão passando por um quadro clínico de oncologia na família, este grupo se reúne mensalmente e neste encontro o tema foi o uso de Plantas medicinais e o benefício que elas trazem ao nosso organismo, foi coordenada pela integrante da equipe da Pastoral da Saúde dona Rosemari Backes.
Muitas doenças são combatidas quando se tem uma boa imunidade. O sistema imune do nosso corpo é responsável por nos proteger de diversas infecções provenientes das mais diferentes fontes. Ter uma imunidade fortalecida é muito importante ao longo da nossa vida, evitando muitas doenças e infecções do cotidiano, e o popular chazinho pode nos ajudar muito nessa luta.
Indicações de uso para uma saúde mais resistente podendo contar com chás que fortalecem a imunidade, dentre outros benefícios:
Ervas depurativa: nogueira, bardana, chapéu-de-couro, cipó-mil-homens, dente-de-leão, erva-de-bugre, guaco, ipê-roxo, sabugueiro, salsaparrilha, sete-sangria, tuia, tansagem, tarumã, caroba.
Ervas que ajudam na cura: calêndula, avenca, tuia, buva(leucemia), cactus, guaco, guiné, espinheira-santa, cavalinha, pervinca(leucemia), salva, salsaparrilha, tansagem, violeta, avelós, umbaúba , babosa, graviola, cipó-mil-homens, alfafa, dente-de-leão.
Atenção, assim como os medicamentos, os chás também devem ser usados com cautela e preferencialmente com orientação de uma profissional qualificado. Além de que o chá precisa ser colhido de forma correta.