A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, faz um alerta para os casos de Dengue no Município.
Estamos com 7 casos de Dengue confirmados até o momento, 9 negativos e 4 aguardando resultado de exame.
Dos casos positivos, temos alguns na cidade de Mercedes, 1 no distrito de Três Irmãs e 3 no interior de Três Irmãs.
Todo cuidado que possamos ter em nossas residências é fundamental para evitar que aumente os casos de dengue, já que o período é de chuvas e calor, o que facilita a proliferação do mosquito causador da doença, o Aedes aegypti.
O alerta é necessário para que toda a população possa colaborar com algumas ações que evitam a proliferação do mosquito, como eliminar os possíveis focos em suas residências descartando adequadamente o lixo e entulho, evitando assim a água parada.
SINTOMAS DA DENGUE – Os principais sintomas observados são febre, dor de cabeça, mal estar, manchas vermelhas na pele, falta de apetite, náuseas, fraqueza, dor nas juntas e dor no corpo. Em caso de suspeita da doença, as pessoas devem evitar a automedicação e procurar sempre atendimento médico, lembrando de informar se houve deslocamento para outros municípios em pelo menos 15 dias antes do aparecimento dos sintomas.
PREVENÇÃO – A prevenção é uma das armas mais poderosas contra a Dengue. Para evitar a proliferação do mosquito é preciso manter a caixa d’água sempre fechada, encher os pratinhos de vasos de plantas com areia até a borda, guardar garrafas sempre com a boca para baixo, limpar as calhas, guardar pneus em locais cobertos e abrigados da chuva, colocar o lixo em sacos plásticos, manter a lixeira bem fechada e as piscinas sempre limpas e cloradas.
Cada cidadão sinta-se convocado a realizar limpeza em seu lote e residência, eliminando materiais que possam acumular água parada.
Lembrando ainda que a recolha de lixo comum é realizada semanalmente nas terças feiras e todo final de mês a Secretaria de Viação e Obras realiza a coleta de galhos e entulhos.
Todo cidadão deve ter a consciência de fazer sua parte, colaborando com a eliminação dos criadouros do Aedes aegypti.
Dar fim ao lixo e água parada é viver sem Dengue...
Caro morador, abrace esta idéia...
Fonte: Enfª Kátia L. Martins
Vigilância Epidemiológica/ Coordenação de Endemias
Secretaria Municipal de Saúde